Caros Empresários e Representantes
Este passo a passo tem por finalidade auxiliá-lo a desenvolver o cadastro de sua empresa, de seus colaboradores, bem como orientá-los quanto a aquisição e entrega dos cartões, compra e disponibilização de créditos aos seus colaboradores. Além deste passo a passo, colocamos a disposição nossa equipe de colaboradores através do telefone 3036-3738, e através do ícone tire dúvidas na nossa home page www.valesim.com.br. Se ainda assim, houver dificuldades para a aplicação do manual, disponibilizamos nossos colaboradores para que realizem uma visita e esclareçam possíveis dúvidas em loco.
O que é bilhetagem eletrônica?
• É a substituição dos meios tradicionais de pagamento por meios eletrônicos.
• É a substituição dos passes de papel e/ou fichas por cartões inteligentes.
• Possui um computador de bordo (validador) instalado nos ônibus que registra todos os eventos de passageiros ocorridos na viagem.
O que é ValeSim?
• O ValeSim, é uma associação formada pela TRANSITAR, Viação Capital e Empresa Pioneira para a implantação e gestão do sistema de bilhetagem eletrônica. É nesta associação que a partir do dia 21 de outubro de 2008 passou a realizar todos os processos relacionados a vale transporte e benefícios do transporte coletivo urbano de Cascavel.
• O SIM é a sigla de Sistema Integrado Municipal.
Passo a Passo para a Empresa
Cadastro de Empresas
1) Entrar na página da valesim, www.valesim.com.br;
2) Clicar no ícone Espaço Empresarial;
3) Clicar no ícone Novo Cliente;
4) Digitar o CNPJ da empresa, contendo todos os pontos, hífen e barra;
5) Ao abrir a tela de cadastro preencher todos os campos;
6) Todos os dados preenchidos, clicar em incluir;
7) Neste momento aparecerá na tela a seguinte mensagem: O registro foi gravado com sucesso, em breve um e-mail com a senha provisória será enviado para: “e-mail da empresa cadastrado”;
8) Esta mensagem pode demorar algo em torno de 10 minutos para chegar até seu e-mail;
9) Nesta mensagem irá conter o código do cadastro, o login da empresa e a senha de acesso provisória;
Nota: o login e senha devem ser digitados da forma como aparecem no e-mail, com escrita maiúscula e minúscula;
10) Recebido o e-mail, a primeira atividade deve ser trocar a senha;
11) Entrar novamente na página www.valesim.com.br, ir até o ícone Espaço Empresarial, clicar no ícone de Comprar.
12) Digitar o login e senha recebidos via e-mail, clicar em entrar;
13) Após abrir a página, na lateral haverá o link “Troca de Senha, clique neste menu para efetuar a troca da senha recebida.
14) Preencher senha atual e colocar a nova senha e confirmação da nova senha e por fim clicar em Trocar;
15) No alto da página, a esquerda vai ter a opção Sair, clique nesta opção e faça um novo login agora com a senha escolhida;
Cadastro dos Colaboradores
Existem duas formas de realizar o cadastro dos seus colaboradores, uma é digitando individualmente, quando se tem um número pequeno de colaboradores. Outra opção para empresas com maior quadro de funcionários é a importação dos dados, neste caso a empresa deve ter um sistema interno com o cadastro dos colaboradores, como por exemplo sistema para folha de pagamento.
Para o cadastramento de um colaborador por vez, deve-se seguir os seguintes passos:
1) Entrar na página www.valesim.com.br, ir no ícone Espaço Empresarial, clicar no link comprar.
2) Fazer o seu login;
3) Clicar no menu “Cadastro de funcionários”.
4) Digitar o CPF do funcionário e clicar em Enviar;
5) O sistema irá se certificar que não existe cadastro para este CPF, se houver cadastro, ele irá dar uma mensagem que a pessoa já possui cadastro, impossibilitando um novo cadastro. Neste caso irá fornecer os dados do cartão para que a empresa possa agregar o cartão a sua empresa;
6) Se o colaborador não tiver cadastro, abrirá uma tela para que a empresa preencha os dados do colaborador, após é só clicar em incluir que este colaborador já estará inserido em sua empresa;
7) Para os demais colaboradores repete-se o mesmo processo;
8) Concluído o cadastramento de todos os colaboradores, a empresa deve entrar em contato via telefone 3036-3738 e informar a ValeSIM que realizou o cadastro para que os cartões possam ser impressos;
9) Isto feito é só aguardar que o ValeSim irá até a sua empresa e entregará os cartões para seus colaboradores;
Se a empresa tiver um número considerável de colaboradores e não quiser fazer um por um, poderá optar pela importação dos dados cadastrais, para isso é necessário ter um sistema informatizado, que contenha o cadastro de seus colaboradores, neste caso basta seguir os passos abaixo:
1) Entrar na página www.valesim.com.br, ir no ícone Espaço Empresarial, clicar no link comprar.
2) Fazer o login;
3) Clicar no Menu “Importação Funcionários”;
4) Deve-se clicar no ícone Gerar e baixar arquivo de exemplo;
5) Este arquivo serve de base para saber quais dados são necessários;
6) Após, deve-se clicar em Gerar e baixar layout de importação, este arquivo deve ser salvo em seu computador.
7) Em seguida você deve gerar a partir de seu sistema interno um arquivo do Excel que contenha as informações que são solicitadas no Layout de importação, (abrir este arquivo no Excel no formato XML);
8) Depois deve abrir o arquivo de layout de importação e copiar para este arquivo os dados que foram gerados de seu programa no arquivo de excel;
9) Isso feito, você deve conferir se todos os dados de todos os funcionários estão preenchidos e com a mesma forma, ou seja, Os nomes dos colaboradores devem estar com as primeiras letras em maiúsculo, os números de documentos (RG e CPF) devem contemplar todos os pontos e traços conforme exemplo;
10) Todos os dados conferidos, no próprio Excel ir Menu Arquivo, opção Salvar Como, nomear o arquivo com o nome da empresa e logo abaixo tem a opção, Salvar como tipo, neste local deve ser marcada a opção Dados.XML; Ou seja, a extensão do arquivo deve ser XML;
11) Voltando ao www.valesim.com.br, ir no ícone Espaço Empresarial, clicar no link comprar.
12) Fazer o login;
13) Clicar no Menu “Importação Funcionários”;
14) Irá aparecer uma página onde constará o nome da empresa e uma opção com o nome de arquivo, deve se marcar a opção abaixo Gerar log de importação.
15) Clicar em arquivo e procurar o arquivo a ser importado, que é o preparado anteriormente com a extensão XML.
16) Localizado o arquivo, clicar em Enviar.
17) Arquivo enviado, a empresa deve entrar em contato via telefone 3036-3738 e informar a ValeSIM que realizou a importação dos dados para que os cartões possam ser impressos;
18) Isto feito é só aguardar que a ValeSim irá até a sua empresa e entregará os cartões para seus colaboradores.
19) Caso tenha dentre estes dados importados, algum CPF que já possui cadastro irá aparecer para a empresa o total de cadastros importados e os CPF’s que já possuem cadastro, neste caso, o sistema fornecerá os dados do cartão para que a empresa possa agregar este cartão;
Após os cartões estarem entregues, a empresa fica liberada para estar adquirindo os créditos para seus colaboradores. Para isso deve seguir os passos abaixo:
1) Entrar na página www.valesim.com.br, ir no ícone Espaço Empresarial, clicar no link comprar.
2) Fazer o login;
3) Clicar no Menu Compra;
4) Neste momento irá aparecer uma tela com o nome da empresa, e logo abaixo três abas, sendo as seguintes: Cartões disponíveis (cartões que ainda não foram selecionados para receber créditos); Cartões Selecionados (cartões que já foram selecionados para receber créditos) e Importação (pode ser utilizado para importar as quantidades da folha de pagamento);
5) Na aba Cartões disponíveis irá aparecer todos os cartões que estão agregados a empresa;
6) Deverá ser selecionado o produto – Vale-transporte;
7) Deve preencher a quantidade de créditos para os cartões que quer adquirir para cada um, no espaço Cartões;
8) Marcar os cartões que quer dar a quantidade marcada acima;
9) Confirmar os dados (Valor por cartão, total e outros dados da tela), conferidos, clicar em adicionar.
10) Assim deve ser feito quando é a mesma quantidade de créditos para todos os colaboradores;
11) Caso as quantidades sejam diferentes é só realizar o procedimento novamente alterando a quantidade de créditos e selecionando os cartões desejados para estas quantidades;
12) Finalizado esta etapa, ir para a aba Cartões Selecionados e conferir se estão corretos os cartões e quantidades selecionadas;
13) Conferido, clicar em Efetivar Pedido.
14) Neste momento irá aparecer uma tela questionando se a pessoa deseja confirmar o registro;
15) Se a pessoa tem certeza que é isso mesmo, deve clicar em ok, se não tiver esta certeza deve clicar em cancelar e assim terá que fazer tudo novamente;
16) Se confirmou clicando em Ok irá abrir a opção para gerar o boleto;
17) Gera-se o boleto e o pedido vai para a ValeSim;
18) A empresa deve fazer o pagamento deste boleto;
19) Em até 72 horas após a compensação, a informação estará nos ônibus para que seus colaboradores possam receber seus créditos.